Decidindo por mais controle! Por que migrei para o Write.as

Se você está lendo esta postagem possivelmente está fazendo isso na nova plataforma de blogging que estou utilizando. Antes de mais nada quero deixar claro que isto não é um post publicitário e nem se quer a hospedagem grátis estou ganhando (mas bem que poderia ein @matt@writing.exchange).

Anyway, irei falar por vontade própria os motivos que me fizeram primeiramente migrar de uma solução desenvolvida por mim para uma solução específica de blogging. Quais foram as plataformas que analisei e finalmente porque escolhi ficar com aqui estou atualmente utilizando.

O que motivou a migração?

Bom, recentemente comentei lá na minha conta do fediverse que faziam alguns anos desde que tinha desenvolvido aquela versão do meu site onde além de ter oficialmente minha presença digital eu também poderia publicar alguns posts de vez em quando.

Para construir aquele site, utilizei NuxtJS como framework gerador de páginas estaticas, o Nuxt por sua vez utiliza o VueJS para a construição dos componentes e como lib CSS utilizei Bulma. Além disso, adicionei alguns módulos extras disponibilizados pela comunidade ou pelo team core do Nuxt, exemplo:

Essa configuração me atendeu muito bem, inclusive poderia continuar usando sem problema algum, até porque por ser tudo estático conseguia hospedar grátis e sem burocracias de fazer a gestão da infra e tinha a liberdade de poder mexer em tudo que eu quisesse. Mas como diz o tio ben “with great power comes great responsibility”

Essa liberdade de poder customizar cada detalhe é maravilhosa, o problema é que demanda tempo, seja procurando uma solução pronta para adicionar a funcionalidade desejada ou eu mesmo tendo que desenvolver ou integrar. As vezes coisas simples como um form para subscrição de newsletter ou algo mais complexo como um bot que publica as novas postagens na minha conta no Fediverse. E apesar de eu gostar bastante de fazer isso, infelizmente agora estou com o tempo limitado.

Outra coisa que acabei negligenciando ao longo deste período foram as atualizações das ferramentas que estava utilizando. Recentemente tive que fazer um ajuste e para isso tive que compilar o projeto numa versão antiga do NodeJs. Migrar o código para as versões mais atualizadas das principais bibliotecas que uso, preciso de uma certa curva de aprendizado para entender o que mudou, quais são as novidades e como posso migrar sem quebrar nada. Foi isso que me levou a considerar migrar para uma solução pronta de blogging e de preferência open-source.

Quais foram as outras opções analizadas?

De um tempo para cá tem surgidos muitas alternativas no mercado, algumas boas e outras nem tanto, e após testar algumas funcionalidades e analisar outros critérios de algumas plataformas de blogging (ou às vezes até mais do que isso) acabei pré-selecionando 3.

Hashnode

Uma plataforma de blogging voltada especialmente para desenvolvedores, que oferece uma série de funcionalidades atraentes:

Não cheguei de fato a testar as funcionalidades do Hashnode, tinha tudo que precisava e o foco para desenvolvedores tinha muito fit com o que procurava, mas não me chamou muito a atenção da pegada social-like e não ser um projeto open-source também me deixou desmotivado. Por esses motivos acabei desistindo.

Ghost

Eu lembro quando os primeiros releases do Ghost começaram a fazer barulho entre a comunidade JavaScript lá para 2014, ou seja, é uma plataforma que vem se provando ao longo do tempo, o que é bom. Além de ser open-source é projetada para otimizar o processo de escrita e distribuição de conteúdo online.

Eu estava praticamente decidindo usar o Ghost, quando um “simples” fator do concorrente a seguir fez a diferença. Suporte a ActivityPub para fazer parte do ecossistema do fediverse.

Um fato curioso enquanto estou escrevendo essa postagem é que no dia 22 de abril o projeto anunciou suporte ao ActivityPub e os detalhes podem ser encontrados em https://activitypub.ghost.org/

WriteFreely

O WriteFreely é uma plataforma de código aberto focada em privacidade e simplicidade, projetada para escritores que desejam publicar seus pensamentos em um ambiente minimalista e sem distrações. Ela é descentralizada e federada, o que significa que pode se comunicar com outras plataformas usando o protocolo ActivityPub. Além disso é altamente personalizável e pode ser auto-hospedado.

Vou listar os pontos que mais me chamaram a atenção do Writefreely:

Simplicidade e Foco na Escrita

A plataforma oferece uma interface minimalista que prioriza a experiência de escrita, eliminando distrações e focando no conteúdo e com suporte a Markdown para formatação de texto.

Instalações Múltiplas e Comunidade

WriteFreely pode ser configurado para uso pessoal (single-user) ou como uma plataforma comunitária (multi-user), onde várias pessoas podem criar e gerenciar seus próprios blogs sob uma única instância.

Facilidade de Distribuição de Conteúdo

O suporte de RSS e a integração com outras plataformas para fazer cross-posting, por exemplo em uma instância do Ghost, simplifica a publicação de conteúdo. Facilitando a exportação de textos e a distribuição em diferentes canais.

Open Source e Customizável

Como uma plataforma de código aberto, WriteFreely permite que qualquer um modifique ou personalize o código. Isso é ideal pois temos a liberdade para adaptar o sistema às nossas próprias exigências de funcionalidade ou integração.

Suporte ao Fediverse

Utilizando o protocolo ActivityPub, WriteFreely permite que blogs se integrem com o fediverse, o que significa que posts podem ser seguidos e compartilhados através de diferentes plataformas federadas como Mastodon, Pleroma, e outros.

Privacidade

Agora vem a cereja do bolo, que é a privacidade. Além da simplicidade, fácil customização o WriteFreely se preocupa com a privacidade, não rastreia os leitores e oferece opções para blogs completamente anônimos ou privados, garantindo que os usuários possam controlar quem vê seus conteúdos.

Veredito final

A natureza open-source do WriteFreely, juntamente com seu design que prioriza a privacidade e simplicidade, fez com que fosse uma escolha interessante para mim.

Como mencionei no início do texto, estava procurando uma solução que facilite a maneira de publicar conteúdo e principalmente que me poupasse tempo. Assim como o WordPress.com que é a versão hospedada e gerenciada do projeto open-source, o WriteFreely possui o Write.as e outros serviços também interessantes.

O Write.as é o serviço pago que fornece as mesmas funcionalidades do WriteFreely permitindo aos usuários escrever e publicar conteúdo com facilidade, oferecendo uma experiência de escrita e publicação eficiente e discreta.

Os assinantes do Write.as também possuem acesso ao Snap.as, um serviço de hospedagem de fotos que se integra diretamente com Write.as, facilitando aos usuários a inclusão de imagens em seus posts ou em qualquer outro lugar. Um substituto perfeito para o imgur.

Para quem busca manter um blog colaborativo, o Submit.as facilita a coleta de escritos, feedback ou outras formas de texto enviado por leitores e colaboradores. Isso pode ser particularmente valioso para publicações que aceitam contribuições externas, concursos de escrita, ou qualquer forma de engajamento colaborativo.

E por último o Remark.as é uma ferramenta que adiciona funcionalidades de comentários e comunidade aos blogs no Write.as, permitindo discussões e interações mais ricas entre os leitores e o autor.

Essas ferramentas e serviços formam um ecossistema fantástico que somado aos fundamentos que valorizam a simplicidade e a privacidade e a existencia de apps para desktop, mobile e até um CLI. foi o que me chamaram a atenção e me fizeram decidir por dar um voto de confiança pelo menos durantes este ano de 2024.