Mercado de TI e o real problema de programadores iniciantes com sálarios altos
Recentemente um grande influenciador digital no nicho de finanças soltou o seguinte comentário nas redes sociais
... basta fazer um curso de 6 meses e conseguirá um trabalho pagando 5k
Não sei e nem me interessa o real motivo dele ter feito isso, mas acredito que tenha sido bem irresponsável da parte dele estar alimentado uma fantasia que vem se espalhando nos últimos tempos que é de pessoas com pouco conhecimento sobre programação receberem remunerações estratosféricas (comparando com outros mercados).
Antes de começar já adianto que é beeeeem difícil alguém em apenas 6 meses conseguir se tornar um bom programador ao ponto que consiga retornar no mínimo o dobro do valor pelo qual está sendo contratado. Não acredite na bullshitagem dos vendedores de curso, todo profissional sério sabe que alcançar esse mito é MENTIRA!
“Ah, não sei não hein.... conheço muita gente que conseguiu e está conseguindo isso fácil!”
É verdade! também conheço pessoas próximas que se encaixam nesse cenário, mas além do mercado de TI está aquecido, uma bolha prestes a estourar é evidente (penso em escrever sobre esse assunto depois). Tirando isso, sabemos que para toda regra tem exceção, podemos encontrar pessoas muito fora da curva que consigam se dedicar ao máximo e conseguir entregar valor e ser minimamente boas desenvolvendo software. Daí a pergunta que fica é, você é uma exceção?
Se você for uma mero mortal como eu e a maioria das pessoas saiba que chegar a ser um programador que o mercado considere bom (ter conhecimento sólido e experiência) depende do tempo. Cada um tem uma rotina que pode influenciar no tempo que vamos nos dedicar aos estudos, cada um tem seu tempo para conseguir aprender algo novo e adivinhem quem vem acompanhado da experiência?
Agora que temos claro que precisamos de tempo para aperfeiçoar nossas habilidades, vamos entender um pouco do mercado que muitas vezes é irracional.
Não é novidade para ninguém que a pandemia acelerou a transformação digital de várias empresas e consequência disso foi o aumento da procura de profissionais de TI. Como qualquer mercado, quando a demanda é maior que a oferta os preços costumam subir.
Se a gente olhar no detalhe o mercado de TI vamos perceber que essa realidade foi para um grupo específico de profissionais.
O que eu mais gosto do mercado de TI é dele não ser regulamentado e principalmente por ser meritocrático. O valor que você recebe sempre é proporcional ao que você entrega, não importando sua idade, raça ou gênero (detalhe que aqui não estou falando de ambientes). Além disso, temos a liberdade de fazer nossas próprias escolhas.
Essas escolhas podem nos levar para dois caminhos, o primeiro é de ganhar dinheiro (muito se você souber se vender) rapidamente e o segundo é o de ganhar experiência e receber conforme essa experiência vai crescendo. Escolher os dois caminhos ao mesmo tempo é impossível.
Imagem retirada de um post no reddit feito pelo usuario BluePirate89
E aqui gostaria de deixar bem claro que não existe escolha certa ou escolha errada, cada um vai fazer escolhas baseado nas suas necessidades e estar ciente que as consequências dessas escolhas (sejam positivas ou negativas) chegarão.
Sabemos que não precisamos de grandes habilidades para fazer um programa funcionar, basta ter um pouco de dedicação para aprender uma linguagem, escrever algumas linhas de código e voilá temos um aplicativo TODO. Isso quer dizer que fazer um programa funcionar é fácil, porém fazer um programa direito é outra coisa.
Criar um software escalável, performático e principalmente manutenível é algo bem mais complexo que requer habilidades que esses bootcamps não vão te ensinar. Dedicar-se a estudar como fazer software minimamente bom leva tempo e requer disciplina, paciência e persistência para enfrentar os desafios que nossa área nos proporciona todos os dias. É neste ponto que começamos a separar os hacker dos script kids, o processo de aprender a programar exige paixão pelo que faz para manter a motivação sempre. Até quando no code review pedem para refazer algo que durou 2 dias para entregar.
Se o processo de construção de uma carreira sólida em TI fosse tão fácil, não estaríamos com dificuldades de achar profissionais bons para preencher as milhares de vagas abertas. Se fosse fácil achar senior não teríamos casos de pessoas com 2 anos de mercado assumindo essas posições.
Pessoas e empresas estão pulando etapas do processo de construção de carreira, quebrando o ciclo natural de pessoas mais experientes ensinam pessoas menos experientes, fazendo aumentar o número de seniores no mercado. Atualmente estamos fazendo exatamente o contrário, colocando inexperientes para ensinar inexperientes, seniores migrando para mercados internacionais o que está levando a empresas entregarem softwares para os usuários com bugs e falhas de seguranças absurdas.
O problema vai além do que pessoas recebendo remunerações incompatíveis com a capacidade técnica. Alguém já avisou para essas empresas o custo que vai ser para manter um sistema legado que ninguém sabe mexer? E não é um manifesto tech que vai parar isso :)
Fica aqui meus parabéns para todos que conseguiram o primeiro emprego na área de TI após ter feito um bootcamp e estão ganhando seus 5k, pela dedicação em estudar e encontrar essas oportunidades no mercado, principalmente se você saiu do zero. O que eu espero agora é que aproveite essa oportunidade para aperfeiçoar tudo que aprendeu e tudo que ainda vai aprender antes que uma correção no mercado de TI aconteça.
Para as pessoas que estão sofrendo de FOMO gerado pelos vendedores de curso, provavelmente você não está fazendo nada de errado por não estar com seu salário “compatível com o mercado”, garanta que você esteja em um ambiente saudável e que consiga evoluir tecnicamente e financeiramente conforme vai entregando valor que os frutos vão ser colhidos no meio e longo prazo.
As empresas que continuem alocando pessoas ou pagando salários incompatíveis com os cargos, no curto prazo pode até ser vantajoso ter pessoas que façam seus softwares funcionar, já no longo prazo a história é outra. A conta vai chegar quando começar a alta rotatividade de colaboradores e as despesas do departamento de TI ficaram insustentáveis por conta de software legados que mal dá para fazer manutenção sem inserir um bug ou prazos começarem a não serem entregues, fica aqui o alerta.
O mercado é soberano e isso tem se provado em outras áreas ao longo do tempo, correções são mais do que naturais e só resta a gente estar preparado para quando isso acontecer. Agradeço a leitura e ficaria muito feliz em ler contrapontos dos apontados neste texto.