Michael OpenInsights

opensource

A privacidade é um direito humano fundamental e assim como os outros direitos, temos a obrigação de proteger. No mundo digital a privacidade online é o direito de escolha que nós usuários temos de compartilhar ou não os nossos dados.

Após o escandalo do Facebook e da Cambridge Analytica, o tema privacidade online tornou-se uma questão de interesse geral, não é a toa que leis rigorosas estão sendo criadas e implementandas em todos os países à medida que as formas de comunicação continuam aumentando, possibilitando a interceptação de dados por terceiro quando um conteúdo é enviado, recebido ou divulgado.

Leia mais...

O Fediverse (um portmanteau de “federation” e “universe”) é uma rede de redes sociais (existem outros tipos de aplicações também) que se comunicam umas com as outras. Para ficar um pouco mais claro, imagina que você possa fazer um tweet e marcar seu amigo do instagram e ele por sua vez sem ter conta de twitter consiga comentar na sua postagem. Interessante né? então pega um café que a história vai começar.

As plataformas mainstream (Facebook, Twitter, Instagram, etc.) concentram milhões de usuários em um único servidor, onde eles controlam todas as tomadas de decisão, aplicam censuras e armazenam dados privados dos usuários para lucro comercial e espionagem. Por outro lado as redes do Fediverse são distribuídas, isso quer dizer, são desenvolvidas por uma comunidade de pessoas em todo o mundo, independente de qualquer corporação ou instituição oficial. Você é livre para se registrar em qualquer instancia(“site”) que desejar, ou se você tiver conhecimentos técnicos, poderá administrar sua própria instância, tendo poder sobre seus dados e ficando livre de anúncios e algoritmos manipuladores.

Leia mais...