Michael OpenInsights

privacidade

Sem dúvida alguma ao longo da última década, as redes sociais se tornaram uma parte fundamental da nossa vida cotidiana. Seja para se conectar com amigos e familiares, compartilhar nossas experiências ou se atualizar sobre as notícias, usamos essas plataformas todos os dias.

Eu já passei horas rolando pelo Facebook, twittando pensamentos aleatórios e buscando o angulo perfeito para o Instagram. Em 2023 fazem cinco anos desde que tomei a decisão de deletar minhas contas do Facebook e Twitter e um ano a conta do Instagram (depois de 2 anos com a conta desabilitada). Hoje, olhando para trás, vejo que foi um dos passos mais libertadores e transformadores que já dei.

Quando refleti sobre os motivos pelos quais decidi deletar minhas contas das principais redes sociais há cinco anos, percebi que não foi uma decisão repentina ou impensada, mas sim o resultado de um crescente desconforto e descontentamento com o papel que essas plataformas desempenhavam na minha vida.

Leia mais...

A privacidade é um direito humano fundamental e assim como os outros direitos, temos a obrigação de proteger. No mundo digital a privacidade online é o direito de escolha que nós usuários temos de compartilhar ou não os nossos dados.

Após o escandalo do Facebook e da Cambridge Analytica, o tema privacidade online tornou-se uma questão de interesse geral, não é a toa que leis rigorosas estão sendo criadas e implementandas em todos os países à medida que as formas de comunicação continuam aumentando, possibilitando a interceptação de dados por terceiro quando um conteúdo é enviado, recebido ou divulgado.

Leia mais...